ARTIGOS
Large 003

Acupuntura - Uma Visão Geral!

1) HISTÓRIA

Os chineses realizaram pela primeira vez a acupuntura, essa prática aparentemente estranha em que agulhas são inseridas nas pessoas com fins terapêuticos, há pelo menos 3.000 anos. As informações desse tratamento, entretanto, só chegaram ao mundo ocidental há 300 anos, quando oficiais da Companhia das Índias Orientais em Java e ao seu redor viram o método sendo usado por japoneses, e aproximadamente durante a mesma época, quando jesuítas chegaram no local tentando converter os chineses ao cristianismo.
No Brasil, a acupuntura chegou em 1908, trazido pelos primeiros imigrantes japoneses. A prática no início ficou restrita ao âmbito familiar e as colônias, por preconceito. À medida que seus efeitos terapêuticos foram espalhando-se pela população, a acupuntura foi aceita como mais uma forma de tratar os pacientes.
Durante os últimos 30 anos, a atitude do Ocidente em relação à acupuntura vem mudando, desde que pesquisas sobre os mecanismos da dor forneceram certos esclarecimentos sobre as possíveis formas de como ela obtém seu efeito sobre a dor.

2) COMO ATUA?

A acupuntura é uma técnica de tratamento que consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele. Podem ser utilizados neste processo agulhas, ventosas, massagens, e até o calor proveniente da queima da moxa, preparada à partir da erva Artemísia (moxabustão).

3) INDICAÇÕES CLÍNICAS:

Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida. Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão: dores em geral, especialmente do aparelho musculoesquelético, distúrbios gastrointestinais (gastrite, úlceras, constipação, diarreias não infecciosas), distúrbios psíquicos (transtorno de ansiedade, pânico, depressão), distúrbios hormonais (sobrepeso), distúrbios neurológicos (cefaleias, migrânea, insônia, paralisia facial), distúrbios do trato respiratório (asma, rinites, sinusites) distúrbios menstruais, incontinência urinária. É importante que o seu médico acupunturista avalie cada caso e analise se é possível o tratamento com a técnica.

4) FREQUÊNCIA TRATAMENTO:

O tratamento para casos clínicos agudos, podem ser feitos até 02 vezes por semana, para problemas de saúde crônicos, depende da avaliação do quadro clínico. A maioria das doenças são tratadas pelo menos 01 vez por semana.

5) INFORMAÇÕES GERAIS:

A acupuntura, como todo tratamento médico, deve ser sempre realizado por profissional médico, em ambiente especialmente preparado, com todos os cuidados de esterilização. Não interfere com qualquer medicamento que por ventura, venha ser utilizado pelos pacientes.
É sempre importante enfatizar o acompanhamento multidisciplinar da acupuntura, onde o paciente mantém o contato com outros profissionais da área de saúde (médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, etc.), onde todos têm como meta o bem estar e a saúde total do paciente. Esse sem dúvida é um diferencial da acupuntura, pois é um tratamento que envolve por completo as pessoas, fazendo que tanto as questões emocionais, como as orgânicas, sejam resolvidas.
A essência da acupuntura é o equilíbrio, tanto físico como mental, e isso, sem sombra de dúvida, é algo que foi perdido pelo estilo de vida que levamos. Hoje, tudo é fútil, descartável e efêmero, fazendo com que os nosso valores morais, sejam perdidos facilmente. Não temos tempo para repensar a nossa rotina, os nossos conflitos e isso é algo que a acupuntura propõem; o equilíbrio total da mente e do corpo.