ARTIGOS
Large gim01

Ginástica Cerebral
Exercitar o cérebro pode ser a solução para melhorar seu desempenho em diversas áreas!

É um método de ativação simultânea dos dois hemisférios cerebrais. Baseado na educação cinestésica e utilizado para melhorar a capacidade de aprendizado. Consiste em atividades e movimentos simples que permitem ativar partes do cérebro antes não utilizadas. Dessa forma é possível aumentar a concentração e a criatividade, ler e redigir melhor, além de estimular a capacidade de raciocínio.

A Ginástica Cerebral foi desenvolvido nos anos 70 pelo Dr Paul Dennison na Califórnia, criador da educação cinestésica e pioneiro da pesquisa cerebral aplicada, suas descobertas estão baseadas na compreensão da interdependência do desenvolvimento físico, da aquisição da linguagem e do desenvolvimento acadêmico.
Em 1990 a Ginástica Cerebral foi aceita pela National Learnig Foundation como uma das técnicas de ponta, específicas para educação.

Ao iniciarmos um novo aprendizado o cérebro exige uma grande quantidade de energia para integrar a nova informação com o que já possuímos de conhecimentos. Se essa situação for estressante de alguma forma, há uma reação que trabalha como bloqueio e dificulta assim o raciocínio, dessa forma há uma diminuição significativa do aprendizado devido agora ao funcionamento de apenas um lado do cérebro.
Quando os hemisférios estão integrados recebemos a informação, temos acesso a ela e fazemos o seu uso.
Quando acontece a desintegração a parte do cérebro que guarda as informações se torna inacessível a parte que faz seu uso.

A Ginástica Cerebral desenvolveu assim movimentos simples que proporcionam a integração cerebral e oferecem novamente um aprendizado significativo aos alunos.

Benefícios Individuais:

•Retomada do movimento em sua rotina;
•Obtenção de equilíbrio, percepção e coordenação do próprio corpo;
•Autoconhecimento;
•Disposição para novos aprendizados e experiências;
•Mudança nos hábitos;
•Organização dos pensamentos e ações;
•Clareza nas percepções;
•Cooperação consigo e com o outro;
•Aumento da consciência;
•Habilidade em fazer novas escolhas;

Benefícios para os estudantes, professores e escolas:

•Inclusão do movimento em sala de aula;
•Aprendizagem e motivação crescente;
•Alívio do estresse e das tensões físicas e emocionais;
•Aumento de consciência e respeito com a própria inteligência, corpo e espaço pessoal;
•Respeito, cooperação com os colegas;
•Despertar do potencial criativo;
•Inclusão de estratégias específicas para melhorar leitura, escrita, fala e habilidades lógicas e organizacionais;
•Melhora significativa nos desafios de aprendizagem, como troca de letras, letra espelhada, etc.

Benefícios aos funcionários e as empresas:

•Inclusão do movimento no trabalho;
•Organização e foco nas atividades;
•Melhora na concentração;
•Maior produtividade;
•Alívio imediato de stress e tensões físicas e emocionais;
•Prevenção de Acidentes;
•Disposição e Motivação;
•Despertar da criatividade;
•Envolvimento maior com a empresa;
•Cooperação com os colegas de trabalho;
•Resultados imediatos e contínuos.

10 exercícios de Ginástica Cerebral

Os exercícios de ginástica cerebral melhoram as nossas capacidades cognitivas, a nossa concentração, o raciocínio lógico, a criatividade, a memória, a coordenação motora, a autoestima e aumenta a nossa capacidade de resolver problemas cotidianos de forma simples, criativa e inovadora. Viu só quanto os exercícios de ginástica cerebral podem contribuir para a melhoria do seu cérebro? Veja como é simples:

1 - Música

Ouça uma música e preste muita atenção aos instrumentos. Tente identificar o som de cada instrumento na música. Se você não conhecer o som dos instrumentos, pesquise na internet e depois vá tentando, aos poucos identificá-los nas músicas. Utilize diferentes estilos musicais, pois cada um deles utiliza instrumentos típicos diferentes. Comece com músicas que você mais se identifica para tornar a atividade mais prazerosa. Você pode fazer isso enquanto está no carro, por exemplo, dirigindo. Preste atenção nos instrumentos e veja como o seu cérebro é capaz de realizar várias ações ao mesmo tempo, tirando-o da zona de conforto (pensamentos automáticos).

2 - Livros

A leitura é um dos exercícios de ginástica cerebral mais eficazes. Ela amplia o nosso vocabulário (excelente para a memória), desenvolve nossas capacidades cognitivas, aumenta nossa criatividade, amplia nosso conhecimento cultural e favorece a nossa concentração. Portanto, leia muito! Tenha sempre um livro de cabeceira, leia revistas, jornais, textos online e tudo mais o que gostar (e que acrescente boas informações à sua vida), evite leituras muito fáceis e corriqueiras que não fazem com o seu cérebro exercite. Aventure-se em leituras mais desafiadoras.

3 - Jogos

Os jogos como damas, xadrez e outros ajudam a desenvolver o nosso raciocínio lógico! Por isso, transforme a velha tarde de domingo na frente da televisão em tardes de competitividade e diversão com toda a família fazendo exercícios cerebrais que além de tirar o cérebro da zona de conforto ainda propiciam o convívio social.
4 - Mude o seu percurso habitual

Nós costumamos escolher um percurso e, após nos habituarmos com ele, nunca mais mudamos. Mude! Pegue outro caminho para o trabalho. Faça um outro percurso no supermercado. Leve seu cachorro para passear em outro parque. Não deixe o seu cérebro no automático.

5 - Aiel sotxet oa oirártnoc

Foi difícil entender o título? Então você pode começar a testar a leitura e escrita de frases ao contrário! Isso faz com que nós tenhamos que ter maior atenção e concentração para decifrar a mensagem. Nosso cérebro está habituado a ler sempre da esquerda pra direita. Faça exercícios para obrigá-lo a raciocinar. Escreva os bilhetes, recadinhos, mensagens para os colegas (ou para si mesmo) da direita para esquerda, de cima para baixo, de baixo para cima, com códigos, de uma forma diferente!

6 - Escreva com a outra mão

Já tentou escrever com a sua mão não dominante? Seja ela a esquerda ou a direita, escrever com a outra mão é sempre um desafio. No início você vai perceber que a sua letra fica bem torta e a escrita lenta, mas com a prática você acaba conseguindo escrever com as duas mãos! Por mais que a habilidade e facilidade seja maior com a mão dominante, ao treinar o seu cérebro com ginástica cerebral percebe que é capaz de coisas que nem imaginava, como ser ambidestro!

7 - Escolha roupas e sapatos sem olhar

Sim! Pode parecer algo engraçado (e é) mas desta maneira você vai ver que pode combinar tecidos, estampas e modelos de forma que nem imaginava. Isso também vai te ajudar a apurar o seu tato, você irá passar a reconhecer os seus itens pelo tecido, material, corte e fazer da sua montagem do figurino do dia a dia uma diversão a mais.

8 - Mude a localização de objetos

Estamos habituados a ter tudo em seu lugar. E se você mudar tudo? No inicio você vai ver que vai sempre buscar aquele prato naquela prateleira, porque o seu cérebro tornou essa ação automática. Aos poucos você se habitua, e vê como o seu cérebro é ágil! Habituou-se? Mude de novo!

9 - Alimentos com sabor de infância

Exercite o seu paladar. Sabe aquele doce que você comia quando era criança? Procure-o! Você vai ver como ele faz o seu cérebro te transportar para uma memória deliciosa de muitos anos atrás. Tem um doce que a sua avó fazia e que você morre de saudades? Procure a receita e tente reproduzi-lo! Também é bom comer em lugares que você nunca esteve, comidas de diferentes temperos, países, culturas. Você pode gostar de alimentos que nem imaginava, e mesmo aqueles que você não gostava, com o tempo passa a gostar! Experimente! Seu cérebro vai adorar essas novas sensações.

10 - Identificando sabores

Essa é uma ótima brincadeira gustativa para fazer com amigos e parentes. Testar os sabores. Cada um deve provar uma comida, bebida, sobremesa, e tentar adivinhar o que é. Se for algo fácil, identificar os ingredientes, os temperos. Se quiser, podem fazer também com vinhos! Cada amigo traz um vinho e vocês tentam identificar qual é o tipo da uva, a