ARTIGOS
Large 0eb74931 3615 4a29 b9ac afb737fb7e80

NEUROPSICOLOGIA!

Resumindo muito, esta incrível especialidade é transdisciplinar. Transita entre as áreas da Neurologia e da Psicologia, embora venha se expandindo, despertando interesses e avançando
em outras competências, como a Nutrição Funcional, no Direito, no Marketing, e na bioquímica e biomarcadores, em razão desses processos nos humanos.

Atua tradicionalmente com abordagem clínica, hospitalar e em inúmeras áreas de pesquisas, e presta considerável consultoria para melhor qualidade de vida, presente e futura!
No Brasil, a Neuropsicologia é uma especialidade recepcionada pela Psicologia. Mas é consenso cientifico sua integração com diversas outras ciências, como a Fonoaudiologia – também pioneira e com importantes contribuições na “Linguagem” – e ainda a Neurologia, Neurofisiologia, Neuroanatomia, e outras importantes especialidades médicas e até farmacológicas, inclusive!

Investiga sistemas cerebrais, suas formas complexas de atividades mentais e as correlações envolvidas.

A Neuropsicologia analisa como o cérebro pode influenciar – e sofrer influências – nas diversas áreas cognitivas como: memórias, raciocínio, tomada de decisão, processos de atenção, nos diversos tipos de emoções, reações e respostas comportamentais, capacidade de julgamento, planejamento, etc, observando ainda déficits e/ou funções preservadas.
O neuropsicólogo clínico atua em importantes atividades, como:
- Avaliação neuropsicológica e auxílio a diagnósticos neurológicos e correlatos;
- Em processos de habilitação e/ou de reabilitação neuropsicológica;
- Orientação à família, empresas, escolas, e entidades públicas;
- E atua também em equipe multidisciplinar.

Algo muito importante dentro da neuropsicologia, e por isso destacamos, é a capacidade de identificar precocemente alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental, o que oportuniza um melhor caminho de intervenção terapêutica, o que também nos levou a aprimorar o conceito de PREVENÇÃO - importante tema de artigos futuros! Aguarde!