ARTIGOS
Large papanicolau

Exames Preventivos
A Importância da frequência deles!

Quando falamos em câncer e principalmente alguns tipos de cânceres que tem seus protocolos de rastreamento bem estabelecidos, devemos lembrar que isso é um tipo de prevenção, seja para diagnosticar uma lesão pré-cancerígena e aí tratá-la não permitindo que está lesão vire um câncer (prevenção primária) ou para surpreender um câncer em seu estágio bem inicial ou até mesmo uma recidiva do mesmo tratado no passado (prevenção secundária).
PREVENÇÃO é a palavra chave na luta contra o câncer. Chamamos a atenção para o exame de prevenção do câncer de Colo de Útero, chamado de Papanicolau, tão importante para detectar as lesões pré-malignas (os chamados " NICs") ou até mesmo o câncer já invasivo.
Lembrando que de acordo com o Ministério da Saúde, mesmo para todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual, a idade inicial, para fazer o Papanicolau, é a partir dos 25 anos até os 64 anos.
Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.
Não esqueçam da sua prevenção! Ok !?