ARTIGOS
Large queda de cabelo

QUEDA DE CABELO
Quais são as suas as principais causas

O cabelo cai e se renova diariamente. Para a maioria de nós, não caem exatamente 100 fios por dia, mas passamos por épocas que caem apenas 50, 60, 70 e outras em que são descartados 150 ou 200 por dia. O sinal de alerta não deve ser o número de cabelos que caem, mas sim a densidade de cabelo que vemos no couro cabeludo. É importante verificar se eles têm diminuído e olhar áreas mais vazias na cabeça.
Existem diversos fatores que podem contribuir para a queda do cabelo em forma de alerta: Processo de envelhecimento, genética, a perda e o ganho constante de peso, desequilíbrios hormonais.

Alguns dos principais problemas relacionados à queda são descritos abaixo.

• Eflúvio Telógeno Agudo: Esta forma comum de perda de cabelo acontece dois ou três meses depois de uma situação em que o corpo passa por estresse intenso, como uma doença prolongada, uma grande cirurgia ou uma grave infecção. Isso também acontece depois de uma súbita mudança nos níveis hormonais, especialmente após o parto.

• Alopécia Androgenética: Alopecia androgenética, ou calvície, é uma forma de queda de cabelos geneticamente determinada. É relativamente frequente na população. A doença se desenvolve desde a adolescência, quando o estímulo hormonal aparece e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios venham progressivamente mais finos. Homens e mulheres podem ser acometidos pelo problema, que apesar de se iniciar na adolescência, só é aparente após algum tempo, por volta dos 40 ou 50 anos.

• Alopecia Areata: É uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro.

• Tricotilomania: É o impulso urgente e irreprimível da pessoa arrancar o próprio cabelo ou pelos, seja do couro cabeludo, sobrancelhas ou outras partes do corpo. É um tipo de transtorno compulsivo, como o transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Existem também outros fatores que podem desencadear a perda dos fios: Efeitos colaterais por consumo de drogas (efeito colateral de certos medicamentos que contenham lítio, betabloqueadores, varfarina, heparina, anfetaminas e levodopa", assim como também por causa das drogas usadas em tratamentos contra o câncer, como a quimioterapia); Sintoma de uma doença; Infecção por fungos; Alopecia areata (doença auto-imune que faz com que o cabelo caia em uma ou mais pequenas áreas); Alopecia traumática (está associada a técnicas agressivas de cabeleireiros, puxões, calor extremo, etc.).

É muito importante salientar que a procura por um especialista em dermatologia pela SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia é de fundamental importância para o auxílio no correto diagnóstico e tratamento de uma doença capilar.