ARTIGOS
Large glaucoma

Cirurgia de Glaucoma
Médico traz a Natal cirurgia inovadora no tratamento do Glaucoma

Pacientes com glaucoma agora têm à sua disposição uma nova técnica cirúrgica mais eficiente e segura de tratamento. O GATT (Gonioscopy-Assisted Transluminal Trabeculotomy) é um procedimento relativamente novo surgido nos Estados Unidos no início desta década e que de lá para cá tem tido resultados bastante satisfatórios. Mais de mil pacientes, em diversos países, já se beneficiaram do método. E a boa notícia é que este procedimento já pode ser feito em Natal.
O GATT é uma cirurgia minimamente invasiva feita com duas micro incisões, o que reduz os seus efeitos colaterais. Consiste na utilização de um cateter de fibra ótica que realiza uma dilatação e ressecção no sistema de drenagem do humor aquoso dos olhos do paciente, fazendo aumentar o escoamento o que, consequentemente, diminui a pressão intra-ocular, principal fator de causa da doença.
Apesar da eficiência da cirurgia convencional para o tratamento do glaucoma, esta tem um índice considerável de complicações. Por isso hoje na medicina oftalmológica mundial há essa busca por este procedimento, que é menos invasivo e que permite ao médico realizar uma abordagem mais inteligente e também mais eficaz.

Outra vantagem do GATT, além de ser indolor, é que ela também trata a catarata, ou seja, se o paciente for portador de ambos, eles são tratados em uma única intervenção. E como as incisões são pequenas, não há necessidade de se dar pontos de sutura, o que proporciona maior conforto. O valor da cirurgia é equivalente ao de uma intervenção padrão de glaucoma.
A recuperação do paciente requer cuidados mínimos como deixar a cabeça elevada ao deitar. Por uma semana, a vista pode ficar embaçada.
A cirurgia de glaucoma deve ser indicada por um especialista, sendo que a individualização de cada paciente é que determina qual a melhor técnica cirúrgica a ser adotada para cada caso. O GATT atende pessoas de qualquer faixa etária e pode solucionar desde glaucomas congênitos até idosos.
No Brasil, ainda são poucos os médicos aptos a fazer esta cirurgia, sendo que, no Nordeste, há apenas um único profissional com capacidade de poder realizá-la, depois de uma especialização na Filadélfia, nos Estados Unidos. Desde 2016, quando o uso do GATT foi liberado no Brasil, já pudemos realizar 12 cirurgias deste tipo, todas com o sucesso esperado.
O assunto será abordado juntamente com outros profissionais da área no IX Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa, a ser realizado em maio de 2017, em Foz do Iguaçu, e também no IX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, que acontece em julho deste ano, no Recife.
Certamente, será uma excelente oportunidade de difusão desta técnica que tanto veio agregar ao avanço da medicina oftalmológica.