ARTIGOS
Large anemia

Anemias

Frequentemente confundida com desnutrição, para o público leigo as anemias são sinônimo de má alimentação! Verdade seja dita, a anemia por carência alimentar é uma das doenças mais prevalentes da terra e, portanto, já possui um senso comum. Entretanto, sua definição é bem mais simples do que isso e suas causas bem mais complexas, na medicina moderna faz-se necessário, em alguns casos, o acompanhamento de um especialista – O Hematologista.

Além da falta de percepção, esperada, da população leiga, existe a inadequação dos médicos de outras especialidades que lidam mal com a informação referente a baixa de glóbulos vermelhos – Definição de anemia que veremos adiante – levando a situações de estresse desnecessários aos pacientes portadores de tal enfermidade. Provavelmente isso se deve à ausência de uma formação hematológica adequada nas universidades, menosprezando a importância do exame mais solicitado que existe – O Hemograma!

Por definição uma anemia é: “substantivo feminino hem med - estado em que o número de hemácias, o teor de hemoglobina e o volume de glóbulos vermelhos do sangue se encontram abaixo do normal.”

Portanto, para o diagnóstico faz-se necessário o hemograma, sem esse, pode-se ter uma suspeita. Além da confirmação, o hemograma – Exame mais solicitado da prática médica – estabelece o direcionamento da causa da anemia. Ao se deparar com um hemograma com determina a anemia, o médico hematologista observa um índice chamado – VCM, ou Volume Corpuscular Médio e categoriza a anemia em três tipos:

1. Anemia com VCM Baixo ou Microcítica – Aquele tipo onde ocorre uma diminuição do tamanho médio das hemácias (glóbulos vermelhos); é o tipo mais comum e habitualmente está relacionada a diminuição dos estoques de ferro. Pode ser causada por sangramentos crônicos ou desnutrição.

2. Anemia com VCM Alto ou Macrocítica – Aquele tipo que ocorre aumento do tamanho médio das hemácias; é ocasionado comumente pela deficiência de ácido fólico e vitamina B12. Esse tipo de anemia é frequentemente encontrada em problemas do estômago, onde uma falha impede a absorção desses elementos.

3. Anemia com VCM Normal ou Normocítica – Tamanho normal dos glóbulos; o tipo mais difícil de ser identificada a causa. Pode ser decorrente de diversos problemas clínicos e inclusive ser uma associação da deficiência dos dois tipos anteriores. Habitualmente está relacionada a Insuficiência Renal e Estados Inflamatórios Crônicos.

Pela sua grande prevalência em todas as especialidades médicas, a anemia assume um papel muito relevante em uma série de enfermidades e deve sempre ser investigada e nunca negligenciada. Exageros à parte, alguns casos EXCEPCIONAIS de anemia evoluem para leucemia, mas são extremamente raros e não devem ser motivo de investigação somente para sanar curiosidades. O especialista é o mais indicado para determinar a real necessidade de exames mais invasivos e tratá-los de acordo. O bom-senso é sempre um bom guia!