ARTIGOS
Large dialise

Compreendendo a Diálise e a Hemodiálise

Diálise é o nome que se dá a um procedimento que remove as substâncias tóxicas, o excesso de água e os sais minerais que ficam retidos em nosso corpo quando os rins param de funcionar. É uma Terapia Renal Substitutiva.
Existem dois tipos de diálise: a diálise peritoneal e a hemodiálise.
Na Diálise Peritoneal, é colocado um catéter, via procedimento cirúrgico, no abdome inferior, em uma região conhecida como peritônio, próximo ao umbigo. Durante as sessões, administra-se uma solução aquosa mais concentrada que o plasma sanguíneo. A membrana peritoneal que reveste toda a cavidade abdominal do nosso corpo, absorve as toxinas para filtrar o sangue, através de um processo de difusão. Cada vez que uma solução nova é colocada dentro do abdômen e entra em contato com o peritôneo, ele passa para a solução todos os tóxicos que devem ser retirados do organismo, realizando a função de filtração, equivalente ao rim.
Esse tipo de diálise também pode ser feito em domicílio, em local limpo e iluminado.
A diálise peritoneal pode ser feita de forma manual ou automatizada. A escolha depende da habilidade da equipe, das condições familiares e da disponibilidade dos equipamentos.

Para o processo de hemodiálise é necessário um acesso especial chamado fístula arteriovenosa (união de uma veia e uma artéria, arterializando a veia) que é colocada no braço do paciente em procedimento cirúrgico. A fístula permite um fluxo de sangue no local superior a 250 ml/minuto. Na impossibilidade de confecção de uma fístula, usa-se um cateter central especial para hemodiálise, que pode ser de curta ou de longa duração. Na hemodiálise, é usada uma membrana dialisadora, formada por um conjunto de tubos finos, chamados de filtros capilares.
O fluxo de sangue abundante passa pelo filtro capilar e retira tudo o que é indesejável. Uma máquina (rim artificial) que controla a pressão do filtro, a velocidade e o volume de sangue que passam pelo capilar e o volume e a qualidade do líquido que banha esse filtro.
A hemodiálise tem a capacidade igual ao rim humano, dessa forma, uma hora de hemodiálise equivale a uma hora de funcionamento do rim normal.