DOENÇAS
Perturbações Oculares: Queratite Pontuada Superficial

A queratite pontuada superficial é uma doença em que as células da superfície da córnea morrem.

A causa pode ser uma infecção viral, uma infecção bacteriana, a secura dos olhos, a exposição aos raios ultravioletas (luz solar, lâmpadas solares ou arcos de soldadura), a irritação devida ao uso prolongado de lentes de contacto ou aquela que é provocada pelas gotas oftálmicas ou então uma reacção alérgica às mesmas.

Esta doença pode ser também o efeito secundário da administração de certos medicamentos, como a vidarabina.

Sintomas e Tratamento

Em geral, sente-se dor nos olhos, que se tornam lacrimejantes, sensíveis à luz e injectados de sangue, e a visão pode ser ligeiramente nebulosa. Quando os raios ultravioletas provocam esta doença, os sintomas geralmente não aparecem senão ao fim de várias horas e duram um ou dois dias. Quando um vírus provoca este processo, o gânglio linfático que se encontra à frente da orelha pode ficar inflamado e doloroso.

Quase todas as pessoas que sofrem desta doença recuperam por completo. Quando a causa é um vírus, não é necessário nenhum tratamento e a recuperação costuma completar-se em 3 semanas. Quando a causa é uma infecção bacteriana, recorre-se aos antibióticos e, quando se deve à secura dos olhos, aplica-se um tratamento com pomadas e lágrimas artificiais (gotas oftálmicas preparadas com substâncias que estimulam as lágrimas reais). Quando a causa é a exposição aos raios ultravioletas ou uma irritação devida às lentes de contacto, as pomadas com antibiótico, as gotas que dilatam a pupila e um parche no olho podem proporcionar grande alívio. Finalmente, quando a causa é uma reacção a um medicamento, a sua administração deve ser suspensa.