DOENÇAS
Perturbações Metabólicas e Congênitas do Rim: Espongiose Medular do Rim

A espongiose medular do rim é uma perturbação congénita na qual os tubos renais que contêm a urina se dilatam, fazendo com que o tecido renal pareça uma esponja.

A espongiose medular renal não provoca sintomas na maior parte das vezes, mas a pessoa que sofre esta perturbação é propensa a ter cálculos renais que provocam dor, sangue na urina e infecções renais. Os depósitos de cálcio nos rins verificam-se em mais de metade dos que sofrem desta perturbação.

Os sintomas levam o médico a realizar radiografias dos rins, que revelam os depósitos de cálcio. Pode confirmar-se o diagnóstico por meio de uma técnica na qual se injecta por via endovenosa uma substância radiopaca visível aos raios X, que se observa em radiografias, à medida que é excretada pelos rins. A ecografia pode ajudar, mas pode não detectar os quistos minúsculos e profundos que se encontram dentro dos rins.

O tratamento, em geral, não é necessário se não se produzirem depósitos de cálcio. Tomar diuréticos como as tiazidas, beber uma grande quantidade de líquidos e continuar com uma dieta com baixo conteúdo de cálcio pode prevenir a formação de cálculos e a consequente obstrução das vias urinárias. Se estas ficarem obstruídas pode ser necessária a cirurgia. As infecções tratam-se com antibióticos.