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Problemas de Desenvolvimento: Incapacidades na Aprendizagem

As incapacidades de aprendizagem consistem na falta de aptidão para adquirir, reter ou usar amplamente as habilidades específicas ou a informação. Em consequência, surgem dificuldades na atenção, na memória ou no raciocínio e afeta o rendimento escolar.

Existem muitos tipos de incapacidades na aprendizagem e não há uma única causa responsável por elas. Acredita-se, no entanto, que a base de todas estas incapacidades é um funcionamento cerebral anormal. Em alguns países desenvolvidos, entre 3 % a 15 % das crianças em idade escolar podem necessitar de serviços de educação especial, para compensar as incapacidades de aprendizagem. O número de rapazes com este problema é cinco vezes maior do que o das menimas.

Sintomas

Uma criança pequena com uma incapacidade de aprendizagem costuma ter dificuldade em coordenar a visão com movimentos e pode ser desastrada em tarefas físicas como cortar, pintar, abotoar, atar os atacadores e correr. A criança pode ter problemas na percepção visual ou com o processamento dos sons (por exemplo, identificar sequências ou distinguir sons diferentes), problemas de memória, da fala, do raciocínio e da audição. Algumas crianças têm dificuldades de leitura outras de escrita e outras ainda com a matemática. Mas, geralmente, as incapacidades de aprendizagem são complexas, com deficiências em mais de uma área. A criança pequena pode ser lenta a aprender os nomes das cores ou das letras, a atribuir palavras aos objectos familiares, a contar e a progredir nas restantes experiências iniciais da aprendizagem. A aprendizagem da leitura e da escrita podem atrasar-se. Outros sintomas são o baixo nível de atenção e a distracção, a fala hesitante e a memória fraca. A criança pode ter dificuldades em desenhar e copiar, actividades estas que requerem uma delicada coordenação motora.

Uma criança com uma incapacidade de aprendizagem pode ter dificuldades em comunicar, controlar os seus sentimentos e também pode ter problemas de disciplina. Pode distrair-se com facilidade, ser hiperactiva, introvertida, tímida ou agressiva.

Diagnóstico e Tratamento

O médico examina a criança para detectar possíveis problemas físicos. Depois a criança é submetida a uma série de testes de inteligência, verbais e não verbais, que incluem provas de leitura, escrita e habilidade matemática. O teste psicilógico é a etapa final da avaliação.

Embora não se tenha demostrado a sua eficácia, frequentemente aplicam-se medidas tais como a eliminação dos aditivos alimentares, consumo de grandes doses de vitaminas e o cálculo de oligoelementos no sangue da criança, caso sejam deficitários. Não existe um tratamento com medicamentos que tenha um resultado relevante no rendimento escolar, na inteligência e na capacidade geral de aprender. No entanto, certos medicamentos, como o metilfenidato, podem melhorar a atenção e a concentração. Esta evolução melhora a capacidade de aprendizagem da criança. Uma educação adaptada de forma individual é o tratamento mais útil para uma incapacidade de aprendizagem.